domingo, 28 de agosto de 2011

CINE HISTÓRIA: A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO
Título original: The Fall of the Roman Empire
Realizador: Anthony Mann.
Actores: Sophia Loren, Stephen Boyd, Alec Guinnes, James Mason, Anthony Quayle, Christopher Plummer, John Ireland, Mel Ferrer, Omar Sharif.
Origem: EUA
Ano: 1964
Duração: 172 minutos
O general romano Livius, seguindo os desejos do imperador Marco Aurélio, tenta impor a paz, tanto dentro como fora das fronteiras do império. Quem não está pelos ajustes é o filho do imperador, Commodus.
Um épico que fez sucesso, apesar de algumas imprecisões históricas.


CINE HISTÓRIA: JESUS DE NAZARÉ

Título Original: Jesus of Nazareth
Género: Épico Drama Histórico
Ano de Lançamento: 1977
Duração: 300 min
País de Produção: Itália Inglaterra
Diretor(a): Franco Zeffirelli
Sinopse:
Franco Zeffirelli apresenta a sua premiada versão da vida de Cristo, aclamada pela crítica pela sua grandiosidade e pela sua correção histórica e religiosa. Este poderoso épico conta com a interpretação de estrelas como Robert Powell e a participação de Anne Bancroft, Claudia Cardinale e James Farentino entre outros. O comovente retrato da vida e a morte de Jesus de Nazaré é aqui apresentado desde o seu nascimento, passando pelas suas peregrinações ainda enquanto criança e o seu batismo por João Batista. Relatando inúmeros milagres durante o seu percurso, o filme culmina com a crucificação e ressureição, num dos mais fiéis e impressionantes relatos da vida de Cristo.

CINE HISTÓRIA: ÁTILA O HUNO

ÁTILA, O HUNO
(Attila, The Hun, 2001)
• Direção: Dick Lowry
• Roteiro: Robert Cochran
• Género: Aventura/Drama/Guerra• Origem: Estados Unidos/Lituânia
• Duração: 177 minutos
• Tipo: Longa-metragem/Direto para TV
• Sinopse: A história gira em torno de Átila e conta como foi a sua caminhada para tornar-se um dos maiores líderes da história. Com seus pais mortos no início do filme, ele é criado pelo seu tio, que já tem um sucessor para o trono. Como guerreiro, conseguiu impor medo até na gigante Roma, que com sua crueldade e esperteza vai tentar de tudo para não ser atacada pelos exércitos do guerreiro principal.

CINE HISTÓRIA: A PAIXÃO DE CRISTO

A PAIXÃO DE CRISTO

Título original: The Passion of the Christ
Realizador: Mel Gibson
Actores: James Caviezel, Monica Bellucci, Claudia Gerini, Maia Morgenstern, Sergio Rubini, Toni Bertorelli, Roberto Bestazzoni, Francesco Cabras, Giovanni Capalbo, Rosalinda Celentano, Emilio De Marchi, Francesco De Vito, Lello Giulivo, Abel Jefry, Hristo Jivkov, Luca Lionello, Jarreth J. Merz, Matt Patresi, Fabio Sartor, Mattia Sbragia, Giacinto Ferro, Hristo Shopov.
Ano: 2004
Duração: 126 minutos
No filme mais polémico do ano, Mel Gibson aborda o sensível tema das últimas doze horas da vida de Cristo, através de um testemunho emocionalmente arrebatador, que se tornou um sucesso de bilheteira em todo o mundo. A Paixão de Cristo é inteiramente falado em aramaico e latim, línguas usadas na época de Jesus Cristo. Inicialmente era intenção de Mel Gibson que o filme não tivesse legendas, com a linguagem corporal contando a história, mas posteriormente decidiu inserir legendas em algumas cenas.
Trailer filme "A Paixão de Cristo"

CINE HISTÓRIA: QUO VADIS

QUO VADIS

Título original: Quo Vadis
Realizador: Mervyn LeRoy
Actores: Robert Taylor, Deborah Kerr, LeoGenn, Peter Ustinov, Patricia Laffan, Finlay Currie.
Origem: EUA
Ano: 1951
Duração: 170 minutos
Ao regressar a Roma depois de três anos em campanha, o general romano Marcus Vinicius apaixona-se por Lídia, seguidora de uma nova religião, a religião cristã. Lídia, embora tenha sido criada como romana, filha adoptiva de um general reformado, é oficialmente uma refém de Roma. Marcus consegue do imperador Nero a posse de Lígia, e esta, apesar da repulsa inicial, acaba por se apaixonar pelo general. Clássico do cinema e da literatura, que retrata a Roma Imperial no tempo de Nero e o crescimento do Cristianismo.

Quo Vadis Theatrical Trailer

Versão moderna:Quo Vadis (trailer)

CINE HISTÓRIA: ÁGORA



No Egito, a astróloga Hipátia luta para salvar a sabedoria adquirida pelo mundo antigo. Seu escravo Davus está dividido entre por sua senhora e a possibilidade de ganhar sua liberdade ao se unir com Cristianismo

Trailer do filme "Agora", com Rachel Weisz, Max Minghella, Oscar Isaac e Ashraf Barhom. Direção de Alejandro Amenábar. © 2009 Cinebiss


Agora - TRAILER OFFICIAL LEGENDADO

CINE HISTÓRIA: A BÍBLIA

A BÍBLIA
Título original: The Bible
Realizador: John Huston
Actores: Michael Parks, Ulla Bergryd, Richard Harris, John Huston, Stephen Boyd, George C. Scott, Ava Gardner, Peter O'Toole, Zoe Sallis, Gabriele Ferzetti, Eleonora Rossi Drago, Franco Nero, Pupella Maggio, Robert Rietty.
Origem: Itália / EUA
Ano: 1966
Duração: 174 minutos
Baseado em várias histórias e personagens do Livro dos Génesis - Adão e Eva, Abel e Caim, Noé, Sodoma e Gomorra, Abraão e Isaac - esta longa-metragem de quase 3 horas percorre os primeiros 22 capítulos da Bíblia. Famoso pelos seus espectaculares cenários e efeitos nunca vistos até então, o filme sofre talvez da falta de ligação entre os diferentes episódios. Constitui contudo uma abordagem interessante aos tempos bíblicos do Antigo Testamento e vale também pelas excelentes interpretações de George C. Scott como Abraão, Ava Gardner como Sara e Peter O'Toole como o sempre presente Anjo de Deus. Uma realização do lendário John Huston que também protagoniza como Noé.
The Bible (1966) film trailer

CINE HISTÓRIA: OS DEZ MANDAMENTOS

OS DEZ MANDAMENTOS

Título original: The Ten Commandments
Realizador: Cecil B. DeMille
Actores: Charlton Heston, Yul Brynner, Anne Baxter, Edward G. Robinson, Yvonne De Carlo, Debra Paget, John Derek.
Origem: EUA
Ano: 1956
Duração: 220 minutos
Filmado no Egipto e no Sinai, com um dos maiores cenários alguma vez construído para um filme, este épico bíblico conta a história da vida de Moisés (Charlton Heston), desde os seus tempos de favorito do faraó (Yul Brynner), que voltou as costas a uma vida privilegiada para conduzir o seu povo à liberdade. Com uma rara introdução por Cecil B. DeMille, na qual evidencia que a sua intenção, mais do que fazer uma reconstituição dos tempos bíblicos, foi apresentar um manifesto ideológico sobre a forma como ele via o mundo da Guerra-Fria em 1956.
OS DEZ MANDAMENTOS - dublagem clássica digital-trecho

LITERATURA: A GERMÂNIA: TÁCITO

Tácito foi um historiador romano, que viveu entre 55 d.C. - 120 d.C., nasceu e morreu no sul da França.
Um dos seus pensamentos mais conhecidos., "Todas as coisas que hoje consideramos antiquíssimas foram novas um dia." Essa advertência de Tácito ilustra bem nossas dificuldades com o passado. Graças a Tácito, muitas vidas ilustres se tornaram conhecidas.
Embora os dados a respeito de sua infância e juventude sejam muito poucos, sabe-se que Tácito casou em 78 d.C. com uma filha do general romano Caio Júlio Agrícola.
Tácito realizou ampla carreira jurídica em 81 e chegou a ser magistrado criminal. Um pouco mais tarde, em 88, devido à sua experiência tornou-se magistrado que administrava a justiça e em 97, cônsul (magistrado supremo).
Seus dotes oratórios como jurista foram várias vezes reconhecidos, mas foi como historiador que Tácito alcançou a fama. Entre os anos 100 e 117, escreveu os "Anais", onde relatou a história dos imperadores romanos desde Tibério até a morte de Nero. Nas "Histórias", redigidas entre 100 e 110, recriou o período seguinte, que vai até o reinado de Domiciano Além dessas duas obras monumentais, Tácito escreveu a "Germânia" (em que trata da vida e da cultura dos povos germânicos). Como escritor, seu estilo combinava a clareza à eloquência e concisão.
A GERMÂNIA
Sinopse: «Escrita em 98, conforme o próprio texto deixa entrever (37, 2), De origine et situ Germanorum, A Germânia é uma monografia histórica de tipo salustiano, muito inspirada também na obra De bello Gallico de César. Não se trata de um fragmento das Historiae, nem de uma crítica aos costumes romanos, nem de uma novela sobre os malefícios da civilização, como chegou a admitir-se. É, fundamentalmente, um trabalho historiográfico sobre os Germanos, povo que Tácito receava poder vir a ser muito perigoso para os desígnios do império. (…) O valor documental d’ A Germânia é inegável, quer pela compreensão que revela da política externa romana, quer pelas informações etnográficas que transmite, quer pelas notáveis análises psicológicas (individuais ou colectivas), ainda hoje importantes para a compreensão dos povos em confronto.

LITERATURA: A CIDADE DE DEUS

Santo Agostinho
(Tagaste, 354 - Hipona, 430)
Filósofo e padre da Igreja. Filho de mãe cristã (Mónica, santificada pela Igreja) e de pai pagão, não é baptizado. Menospreza o cristianismo até que, aos dezoito anos, enquanto estuda em Cartago, ao ler o Hortênsio de Cícero, inicia uma procura angustiada da verdade. Após uns anos de adesão ao maniqueísmo, converte-se primeiro a esta doutrina no ano de 374 e posteriormente ao cepticismo. Professor de Retórica em Cartago e depois em Milão. Nesta última cidade (384) conhece as doutrinas neoplatónicas; isto, mais o contacto com Santo Ambrósio, bispo da cidade, predispõe-o a admitir o Deus dos cristãos. Pouco a pouco apercebe-se de que a fé cristã satisfaz todas as suas inquietações teóricas e práticas e entrega-se inteiramente a ela; é baptizado em 387. Passa por Roma e regressa à sua Tagaste natal, na costa africana, onde organiza uma comunidade monástica. Ordenado sacerdote em 391, quatro anos mais tarde é já bispo de Hipona, cargo em que desenvolve uma actividade pastoral e intelectual extraordinária até à sua morte.
Entre as suas obras contam-se grandes tratados (Contra Académicos), obras polémicas contra outras correntes teológicas e filosóficas, e as suas famosas Confissões. O conjunto da sua obra e do seu pensamento fazem dele o grande filósofo do cristianismo anterior a Tomás de Aquino (século xiii). O seu platonismo domina a filosofia medieval.
Para compreender a filosofia de Santo Agostinho há que ter em conta os conceitos augustinianos de fé e razão e o modo como se serve deles. Com efeito, não pode considerar-se Agostinho de Hipona um filósofo, se por tal se entende o pensador que se situa no âmbito exclusivamente racional, pois, como crente, apela à fé. Santo Agostinho não se preocupa em traçar fronteiras entre a fé e a razão. Para ele, o processo do conhecimento é o seguinte: a razão ajuda o homem a alcançar a fé; de seguida, a fé orienta e ilumina a razão; e esta, por sua vez, contribui para esclarecer os conteúdos da fé. Deste modo, não traça fronteiras entre os conteúdos da revelação cristã e as verdades acessíveis ao pensamento racional.
Para Santo Agostinho, «o homem é uma alma racional que se serve de um corpo mortal e terrestre»; expressa assim o seu conceito antropológico básico. Distingue, na alma, dois aspectos: a razão inferior e a razão superior. A razão inferior tem por objecto o conhecimento da realidade sensível e mutável: é a ciência, conhecimento que permite cobrir as nossas necessidades. A razão superior tem por objecto a sabedoria, isto é, o conhecimento das ideias, do inteligível, para se elevar até Deus. Nesta razão superior dá-se a iluminação de Deus.
O problema da liberdade está relacionado com a reflexão sobre o mal, a sua natureza e a sua origem. Santo Agostinho, maniqueu na sua juventude (os maniqueus postulam a existência de dois princípios activos, o bem e o mal), aceita a explicação de Plotino, para quem o mal é a ausência de bem, é uma privação, uma carência. E ao não ser alguma coisa positiva, não pode atribuir-se a Deus. Leibniz, no século xvii, «ratifica» esta explicação.
As Confissões, a sua obra de mais interesse literário, são um diálogo contínuo com Deus, em que Santo Agostinho narra a sua vida e, especialmente, a experiência espiritual que acompanha a sua conversão. Esta autobiografia espiritual é famosa pela sua introspecção psicológica e pela profundidade e agudeza das suas especulações.
Em A Cidade de Deus, a sua obra mais ponderada, Santo Agostinho adopta a postura de um filósofo da história universal em busca de um sentido unitário e profundo da história. A sua atitude é sobretudo moral: há dois tipos de homens, os que se amam a si mesmos até ao desprezo de Deus (estes são a cidade terrena) e os que amam a Deus até ao desprezo de si mesmos (estes são a cidade de Deus). Santo Agostinho insiste na impossibilidade de o Estado chegar a uma autêntica justiça se não se reger pelos princípios morais do cristianismo. De modo que na concepção augustiniana se dá uma primazia da Igreja sobre o Estado. Por outro lado, há que ter presente que na sua época (séculos iv-v) o Estado romano está sumamente debilitado perante a Igreja.
A CIDADE DE DEUS
“A Cidade de Deus” representa o maior monumento da antigüidade cristã e, certamente, a obra prima de Agostinho, na qual é discutida a questão da metafísica original do cristianismo, numa visão orgânica e inteligível da história humana, e resolve este problema ainda com os conceitos de criação, de pecado original e de Redenção. O conceito de criação é indispensável para o conceito de providência, que simboliza o governo divino do mundo e que é, por sua vez, necessário, a fim de que a história seja suscetível de racionalidade.
O conceito de providência era impossível no pensamento clássico devido ao basilar dualismo metafísico. Para entender plenamente o plano da história, é de grande importância a Redenção, através da qual é explicado o enigma da existência do mal no mundo e a sua função. Cristo tornou-se o centro sobrenatural da história, sendo o seu reino a cidade de Deus, representada pelo povo de Israel antes da sua vinda sobre a terra, e pela Igreja depois de seu advento. Contra este cidade se ergue a cidade terrena, mundana, satânica, que será absolutamente separada e eternamente punida nos fins dos tempos.
Agostinho distingue em três grandes seções a história antes de Cristo. A primeira concerne à história de duas cidades após o pecado original, que ficaram confundidas em um único caos humano, e chega até a Abraão, época na qual começou a separação. Na segunda, Agostinho descreve a história da cidade de Deus, recolhida e configurada em Israel, de Abraão até Cristo. A terceira retoma, em separado, a narrativa do ponto em que começa a história da Cidade de Deus separada, ou seja, desde Abraão para tratar paralela e separadamente da Cidade do mundo, que culmina no império romano.
Esta história, onde parece que Satanás e o mal têm o seu reino, representa uma unidade e um progresso para Cristo, sempre mais claramente, conscientemente e divinamente esperado e profetizado em Israel, e pelos povos pagãos a seu modo que, consciente ou inconscientemente, lhe preparavam diretamente o caminho. Depois de Cristo, cessa a divisão política entre as duas cidades, que se confundem como nos primeiros tempos da humanidade, com a diferença de que já não é mais união caótica, mas configurada na unidade da Igreja, que não é limitada por nenhuma divisão política, mas supera todas as sociedades políticas na universal unidade dos homens e na unidade dos homens com Deus. A Igreja, portanto, é acessível, invisivelmente, também às almas de boa vontade que, exteriormente dela não podem participar, e transcende, ainda, os confins do mundo terreno, além do qual está a pátria verdadeira.
Entretanto, visto que todos se encontram empiricamente confundidos na Igreja, ainda que só na unidade dialética das duas cidades, para o triunfo da Cidade de Deus, a divisão definitiva, eterna, absoluta, justíssima, realizar-se-á nos fins dos tempos, depois da morte, depois do juízo universal, no paraíso e no inferno. É uma grande visão unitária da história, não filosófica, mas sim teológica.

RECURSOS

BIOGRAFIA: ODOACRO: HÉRULO

Odoacro (cerca de 434 - 493), rei da tribo germânica dos hérulos, nasceu perto do Rio Danúbio, em território que hoje é parte da Alemanha. Ao depor o imperador Rómulo Augusto, em 476, pôs fim ao Império Romano do Ocidente e se tornou o primeiro dos reis bárbaros de Roma.
Ele era filho de Edeco príncipe da corte de Átila rei dos Hunos.
Quando um grupo de bárbaros visitou São Severino, um monge da Panonia, para serem abençoados, este notou um jovem alto e mal vestido, Odoacro, e previu que ele teria um futuro grandioso.
Em 469 ele pôs-se a serviço dos romanos como chefe de um exército de mercenários germânicos de estirpe hérula, quando se torna chefe dos contingentes bárbaros rebeldes.
Quando Rómulo Augústulo foi colocado como Imperador por seu pai, o patrício Orestes, Odoacro, à frente de um exército de esciros, matou Orestes em Placência e seu irmão Paulo no arboredo de Classis, próximo de Ravena. Odoacro entrou em Ravena, depôs o imperador Rômulo Augusto, mas, com pena por ele ser jovem, poupou a sua vida, e, por causa de sua beleza, deu-lhe uma pensão de seis mil peças de ouro, enviando-o para a Campânia, para viver como um homem livre com seus parentes.
Todas as províncias do Império Romano, além da Itália, já eram dominadas pelos bárbaros, e os imperadores eram fantoches e não soberanos. A Itália, pelos ataques dos bárbaros, estava praticamente um deserto, sem habitantes, e os exércitos imperiais eram formados de bárbaros.
No oitavo ano do pontificado do Papa Simplício, Roma caiu diante dos bárbaros. Os hérulos demandaram dois terços da Itália e, diante da recusa, escolheram Odoacro como seu chefe e o nomearam rei de Roma.
Denominado rex gentium das suas tropas, Odoacro decidiu não nomear um sucessor ao imperador deposto. Em vez disso, enviou as insígnias imperiais ao imperador do Império Romano do Oriente, Zenão I, o qual, ainda que convidando-o a submeter-se à autoridade do imperador legítimo, Júlio Nepos, aceitou de fato a sua soberania sobre as terras do Ocidente, decretando assim "oficialmente" o fim do Império Romano do Ocidente.
Odoacro matou o regente imperial Orestes, mas popou seu filho, o imperador Rómulo Augusto, que ganhou um salário de seis mil libras de ouro e pode viver em liberdade, perto de Nápoles.
Assim que se tornou rei, Odoacro se lembrou de São Severino, e enviou uma carta amigável ao monge; este conseguiu que Odoacro perdoasse Ambrósio, que estava exilado.
A administração de Odoacro se baseou numa política conservadora, deixando aos romanos a possibilidade de manter o exercício de cargos menores e o livre exercício do Cristianismo, mantendo assim substancialmente intacta a estrutura organizacional precedente. Desta maneira assegurou a fidelidade da aristocracia, do Senado e da Igreja. Odoacro era bem intencionado, e favoreceu a seita dos arianos.
Odoacro fez guerra contra os rúgios, e os destruiu completamente na segunda campanha.
Odoacro levantou um exercito italo-germânico com o qual ele derrotou os vândalos na Sicília. Ele foi capaz de conquistar toda a ilha por volta de 477. Em 480, ele e seu exercito anexou a antiga província da Dalmácia, após a morte (possivelmente por assassinato) do imperador ocidental Júlio Nepos. Depois disso, ele recebeu o direito de nomear um conselho e emitir sua própria moeda.
Ele fez pactos com os visigodos e com os francos e se juntou a eles na batalha contra os burgúndios, alamanos e saxões.
Odoacro reinou por treze anos.
Zenão I de Bizâncio, preocupado com os recentes sucessos do rei germânico Odoacro, estimulou Teodorico, o Grande, rei dos ostrogodos, a invadir a Península Itálica. Zenão fez de Teodorico um patrício romano, um cônsul, e deu-lhe uma grande quantia em dinheiro.[10] Teodorico aceitou que, se ele derrotasse Odorico, reinaria em seu lugar até a chegada de Zenão, e, reunindo os godos, veio do Oriente para defender a Itália, em nome de Zenão.
Teodorico derrotou Odoacro nas margens do Rio Isonzo, em Aquileia (488), Verona (489) e no Rio Adda (490). Neste mesmo ano Ravenna foi assediada. O cerco durou três anos e foi marcado por dezenas de ataques de ambos os lados. No final, nenhum dos lados pôde prevalecer de forma conclusiva, e assim em 2 de Fevereiro de 493, Teodoro e Odoacro assinaram um acordo que garantiu a supremacia de ambos. Um banquete foi organizado para celebrar o tratado. Foi nesse banquete que Teodorico matou Odoacro com as próprias mãos.

BIOGRAFIA: ÁTILA: HUNO

Átila
Átila, o Huno (406–453), também conhecido como Praga de Deus ou Flagelo de Deus, foi o último e mais poderoso rei dos hunos. Governou o maior império europeu de seu tempo desde 434 até sua morte.
Suas possessões se estendiam da Europa Central até o Mar Negro, e desde o Danúbio até o Báltico. Durante seu reinado foi um dos maiores inimigos dos Impérios romanos Oriental e Ocidental: invadiu duas vezes os Balcãs, esteve a ponto de tomar a cidade de Roma e chegou a sitiar Constantinopla na segunda ocasião.
Marchou através da França até chegar a Orleães, antes que o obrigassem a retroceder na batalha dos Campos Cataláunicos (Châlons-sur-Marne) e, em 452, conseguiu fazer o imperador Valentiniano III fugir de sua capital, Ravena.
Ainda que seu império tenha morrido com ele e não tenha deixado nenhuma herança notável, tornou-se uma figura lendária da história da Europa.
Em grande parte da Europa Ocidental é lembrado como o paradigma da crueldade e da rapina. Alguns historiadores, por outro lado, retrataram-no como um rei grande e nobre, e três sagas escandinavas o incluem entre seus personagens principais.

BIOGRAFIA: SÃO TOMÁS AQUINO

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino
Nascido em Roccasecca, na Itália, em 1225, é considerado um dos maiores expoentes da filosofia na Idade Média, tendo sido o responsável pela assimilação do aristotelismo por parte do pensamento cristão, tal como Santo Agostinho já havia feito em relação ao platonismo e ao neoplatonismo.Defendendo que não há antinomia entre a razão e a revelação, uma vez que ambas derivam de Deus e convergem em Deus, afirma que o elemento distintivo entre a Teologia e a Filosofia é o método a que recorrem: enquanto a primeira tem como ponto de partida o Deus que se revela nos textos sagrados, a segunda deve partir da própria Criação para, através de um processo de abstração, servir como sustentáculo racional da fé.No tocante à Ontologia, retoma e desenvolve o sistema de Aristóteles: considera que a essência (i. é, aquilo que define o ente - a «quiditas») engloba quer a substância (o que o ente é em si, concreta e individualmente) quer os acidentes (propriedades transitórias e casuais do ente) e que, por sua vez, a substância é um composto de matéria e forma, a primeira, potencial e determinada, funcionando como princípio de individuação, e a segunda como elemento atualizador, determinante e estruturante. No entanto, introduz uma inovação importante no sistema aristotélico ao argumentar que do conhecimento da essência de qualquer ente não deriva necessariamente o conhecimento da respetiva existência. Assim, é o ato de ser que atualiza as essências e lhes garante a subsistência. Esta distinção radical entre ser e essência acaba por corresponder à diferença entre Deus - ato puro (entidade na qual o ser coincide com a essência) - e as criaturas - que para a sua conservação dependem de Deus (doador de ser). Não admitindo qualquer via a priori para o conhecimento, uma vez que a mente é como uma tábua rasa e tem de partir dos entes particulares para, por abstração, produzir os conceitos universais, tornou-se famosa a sua definição da verdade enquanto «adequação da coisa e do intelecto».Na sequência dessa posição gnosiológica, defende cinco argumentos «naturalistas», baseados na impossibilidade de regressão até ao infinito, para provar a existência de Deus:1 - pressupondo que todo o movimento implica uma causa motora, Deus tem de ser o primeiro motor imóvel;2 - uma vez que todo o efeito exige uma causa, Deus será a causa incausada;3 - todos os existentes ou são contingentes ou são necessários em virtude de outro ou outros; Deus terá, então, de ser o necessário por si.4 - a perfeição e a imperfeição, o mais e o menos, têm de se dizer de um padrão absoluto de perfeição, ou seja, Deus;5 - todas as coisas se orientam para determinados fins; essa intencionalidade não pode residir nas coisas, pelo que Deus tem de ser causa final para tudo quanto exista.S. Tomás considera o ser humano uma união substancial de corpo (matéria) e alma (forma), e atribui-lhe um lugar central na Criação, uma vez que se liga simultaneamente quer ao mundo espiritual, quer ao mundo material. No entanto, como o ser humano está determinado, devido à forma, pela alma racional, deve buscar a felicidade no bem mais elevado que lhe convém, isto é, a sabedoria, que coincide com moralidade, consistindo ambas na orientação do ser humano para Deus.Deus, enquanto criador, legislador universal e fonte de toda a ordem no mundo, serve para S. Tomás como fundamento do poder político, defendendo que, tal como no ser humano o corpo é dirigido pela alma, assim em todas as comunidades mundanas deve existir um elemento diretor que defina as diretrizes da conduta humana: o pai, na sociedade familiar; o rei, na sociedade política.S. Tomás morreu em 1274. As suas posições, no início condenadas pelos defensores de uma Teologia predominantemente agostiniana que nelas viam perigosa influência de Aristóteles, um filósofo pagão, comentado sobretudo por pensadores árabes, acabaram por marcar profundamente a Escolástica subsequente.

BIOGRAFIA:IMPERADOR TEODÓSIO

IMPERADOR TEODÓSIO
(Flávio Teodósio), imperador romano que instituiu o catolicismo como religião oficial do Império dividido entre Oriente e Ocidente (Cauca, Hispânia, h.346 - Milão, 395). Adquirida a experiência militar de combate na Grã-Bretanha sob o comando de seu pai, então ele mesmo foi dux da Mésia (atual Sérvia) em 374, para defender eficazmente a província de encontro à beira srmatas.Mas ele se aposentou em seus domínios na atual Coca (Segóvia), após a execução de seu pai.E tudo estava em 378, quando ele chama o imperador Graciano a Comissão de Defesa Mesia contra a invasão dos godos.
Como em 379 foi nomeado Augusto, com autoridade no Oriente, começando o seu reinado sobre a parte do Império.Derrotou os visigodos e seu rei Alarico pacto com a instalação desta cidade em Mesia e germnico Länder Império (ou seja, aliado bárbaros que estavam encarregadas da defesa da fronteira). Transmitida após o título de Augusto de seu filho Arcádio, que estabeleceu uma nova dinastia imperial, que atualmente reina a Leste.
Enquanto isso, no Ocidente Graciano foi derrubado por um militar máximo, o espanhol, mas seu poder foi contestado pelo irmão de Graciano, Valentiniano II. Teodósio, quem primeiro reconheceu a autoridade máxima do feijão, a comida, depois, com Valentiniano, e até mesmo de parentesco com a família imperial ocidental casando-se com Gala (irmã de Valentiniano e Graciano) em 387.No ano seguinte, uma maturidade máxima na batalha de Aquiléia, estendendo sua autoridade a todo o Império, mas manteve-se oficialmente no Trono Ocidente Valentiniano II (388)
Teodósio era cristã católica, isto é, fiéis à doutrina de Atanásio, adotada como a linha ortodoxa do Concílio de Nicéia, em 325.L que foi adotado o catolicismo como religião do império, proibindo o Arianismo (doutrina cristã dos seguidores de Ário, difundida no Oriente), pelo Edito de Tessalônica (390).No entanto, sua abordagem foi mais conciliatória com os pagãos, tentando manter um equilíbrio na sua administração entre cristãos e pagãos, enquanto tenta resistaa clero cristão a impor a sua supremacia.
Sua atitude mudou depois de ser excomungado pelo arcebispo de Milão, San Ambrosio , devido à repressão da revolta de Tessalônica, que matou cerca de 7.000 pessoas (390).PÚBLICO Teodósio fez penitência para obter a perdny, desde então, tornou-se instrumento de política eclesiástica da intolerância: a adoração pagã proibida em Roma (391), como então alargado a todos os Império (392).
O descontentamento criado pela perseguição de revolta paganismo imediata do usurpador Eugênio, que, com o apoio do chefe da milícia do Oeste, o ex-Arbogast é adue da Gália, Itália e África, matou Valentiniano II e proclamou-se imperador do Ocidente (392).Teodósio foi em Constantinopla, como de costume, absorvido pelos problemas da fronteira oriental, onde acabara de negociar a paz com os persas e da divisão da Arménia.
Quando ele poderia voltar para a Itália, enfrenta Eugene, espancaram-no e mataram-no perto de Aquiléia, e momentaneamente a restauração da unidade do Império, como oficialmente proclamou-se imperador do Oriente e do Ocidente (394).Mas as diferenças culturais, económicas e políticas, entre os territórios ocidentais (controlada a partir de Roma) e territórios Oriental (controlada a partir de Constantinopla), era demasiado grande para ser viável unidade.
Quando ele morreu no ano seguinte, Teodósio reconheceu esta realidade, deixando a herança imperial dividida entre seus dois filhos: Arcádio (com 17 anos), no Oriente e Honório (uma criança de 11), no Ocidente, sob a tutela de Estilicn.A divisão era irreversível e ativado, enquanto o Império Romano do Ocidente sucumbe após oitenta anos de crise e de penetração dos bárbaros no Oriente para consolidar o Império Bizantino, que haverá uma para durar até 1453

BIOGRAFIA: IMPERADOR CONSTANTINO

Imperador Constantino
Imperador romano
Constantino
26/2/272, Naísso, Turquia
22/5/337, Nicomédia, Turquia
No ano de 312, os soldados romanos passaram a usar nos escudos o monograma cristão. O fato teria motivado por uma visão sobrenatural que seu líder, Constantino 1º, experimentou. Ele passou para a história como o primeiro imperador romano cristão.
Constantino era filho de Constâncio Cloro e de sua concubina, Helena. Cresceu na corte do imperador Diocleciano e teve educação esmerada. Em 305, juntou-se ao pai, então nomeado "césar" do Ocidente, e participou das campanhas da Britânia (Grã-Bretanha).
No ano seguinte, com a morte de Constâncio Cloro, foi aclamado imperador pelas legiões que comandava. O título, porém, não foi reconhecido em Roma. Em 303, após muitas batalhas e lutas políticas, Constantino conseguiu derrotar seus oponentes, passando a dividir o Império com Licínio. No mesmo ano, foi promulgado o edito de Milão, reconhecendo oficialmente a religião cristã.
Constantino e Licínio conseguiram revezar-se no poder, junto com os filhos, até 324, quando entraram em conflito. Com Licínio derrotado, Constantino tornou-se chefe único do Império Romano.
Em 325, Constantino convocou o concílio ecuménico de Nicéia, que normalizou os cânones cristãos. Em 326, o imperador iniciou a construção de Constantinopla (atual Istambul), com o fim de transferir para lá a sede oficial do governo, que sempre havia sido Roma. A nova cidade foi inaugurada em 330. Dali, Constantino governou até a morte, em 337.
Constantino ganhou fama de soldado brilhante, pois nunca perdeu uma batalha, mas seu feito mais notável foi ter sido o primeiro imperador a reconhecer e oficializar a fé cristã. Apesar disso, ele só se deixou batizar no final da vida.

BIOGRAFIA: JESUS CRISTO

Jesus Cristo ou de Nazaré
( Filho de Deus )
Jesus Cristo
ou de Nazaré
6 a. C. - 27 d. C
Judeu da Galiléia e fundador do Cristianismo, nascido em Belém, cidade da Judéia meridional, nos últimos anos do reinado de Herodes o Grande, quando Roma dominava a Palestina e Augusto era o imperador. Independente da óptica religiosa, produziu uma das alterações mais profundas na história das civilizações, seja como sua imagem de Filho de Deus ou de moralista sonhador ou de revolucionário. O aparente paradoxo sobre o ano de seu nascimento deve-se a um erro de datação atribuído ao monge Dionísio o Pequeno, encarregado pelo papa, no século V, de organizar um calendário, e o dia 25 de dezembro foi fixado a mais de quatro séculos da nossa era (440) como data do seu nascimento com o fim de cristianizar a festa pagã realizada naquele dia. Por exemplo, o epsódio bíblico da visita dos três Reis Magos, teria ocorrido 8 meses depois de seu nascimento (19/12/06 a. C.), justificando-se inclusive a sinalização da Estrela Divina por uma conjunção planetária justificada por estudos de astronomia. O principal testemunho sobre sua existência são os quatro evangelhos, base da fé cristã, onde estão relatadas suas palavras e obras e as reações de seu povo, escritos originalmente em grego, se bem que o de Mateus pode provir de um texto anterior, em aramaico, aparentemente escritos antes do ano 80, exceto o de João, escrito no final do século I. Esses escritos coincidem entre si e com relatos de historiadores da época, como o judeu Flávio Josefo, historiador da corte romana de Domiciano e o maior dos historiadores romanos, Tácito. Filho de José, carpinteiro de Nazaré, na Galiléia, e sua esposa, a VirgemMaria, nasceu quando seus pais estavam em Belém por causa de um recenseamento. Como a notícia de que teria nascido aquele que seria o rei dos judeus, e como não sabia do seu paradeiro, Herodes ordenou uma matança de todas os meninos de Belém e no seu território, com até dois anos de idade (Mt 2:16), mas ele escapou da matança porque seus pais fugiram para o Egito, onde permaneceram até a morte de Herodes, alguns meses após, quando então José decidiu regressar com sua família e estabeleceu-se em Nazaré, e onde o Salvador passou a maior parte de sua vida trabalhando com o pai nas tarefas de carpintaria. Sua primeira aparição pública, aos 12 anos, segundo Lucas, deu-se quando a família visitava Jerusalém e seus pais o encontraram entre os doutores do Templo, ouvindo-os e interrogando-os. Segundo a tradição, após a morte de José, ELE compreendeu que estava na hora de começar a cumprir sua Divina Missão. Aos trinta anos encontrou-se, na Judéia, com seu primo João Batista, filho de Zacarias, famosa na região do Jordão por pregar o batismo como sacramento de penitência para o perdão dos pecados, sendo também por João batizado. Iniciou a pregação da Boa Nova, o Evangelho para os gregos, ou seja, a realização das profecias sobre o Messias e a instauração do reinado de Deus sobre o mundo a partir de Israel. Seguiu-se então acontecimentos impressionantes como o jejum no deserto, durante quarenta dias e quarenta noites, o episódio das bodas de Caná, primeira manifestação do seu poder divino, a expulsão dos mercadores do templo, a prisão de João Batista e o episódio da mulher samaritana. Iniciando sua pregação itinerante e a realização dos inúmeros milagres, foi da Samaria à Galiléia e, rejeitado em Nazaré, chegou a Cafarnaum, às margens do lago Tiberíades ou mar da Galiléia, onde aconteceu o episódio da pesca milagrosa, e catequizou seus primeiros apóstolos: Simão Pedro, seu irmão André e os filhos de Zebedeu, Tiago e João, mais Filipe e Natanael, ex-discípulos de João Batista. Aos 31 anos completou seus 12 apóstolos, todos eles galileus, realizou o famoso sermão da montanha e pregou suas mais notáveis parábolas, com as quais transmitia sua doutrina ao povo, aos sacerdotes e a seus seguidores. No período de seus 32 anos aconteceu a morte de João Batista por ordem de Herodes Antipas, e os dois grandes milagres: a multiplicação dos pães e dos peixes e a ressurreição de Lázaro. Também neste período ensinou no templo de Jerusalém, estabeleceu o primado de Simão, a quem chamou Pedro, e em presença dele, de Tiago e de João, realizou o prodígio da transfiguração e entrou triunfante em Jerusalém. À época do seu nascimento, a Galiléia era um conhecido foco da resistência judia contra Roma. O povo judaico esperava por um salvador revolucionário e libertador que recuperasse sua independência política perdida desde o exílio da Babilônia, no fim do século VI a. C., e depois de dominados por outros povos, tinham passado ao poder de Roma (63 a.C). Portanto a sua pregação, para muitos judeus, estava longe de ser coerente com a missão divina de ser o rei dos judeus. Aos 33 anos, foi considerado blasfemo e acusado de conspirar contra o César, quando Tibério era o imperador de Roma. Aprisionado no horto de Getsâmani, foi levado até ao pontífice Anás e, ante Caifás, o príncipe dos sacerdotes, com quem se haviam reunido os escribas e os anciões, passou a ser submetido a um processo religioso. Mais tarde, foi conduzido à residência do procurador romano da Judéia, Pôncio Pilatos, que sem entender a revolta da população, o enviou a Herodes Antipas. Por um gesto político de Herodes, foi devolvido a Pilatos, que não achando delito nenhum naquele homem, mas diante à pressão dos chefes de Israel e de uma multidão incitada por eles, ainda propôs uma permuta de prisioneiros. Porém a maior parte da multidão optou pela soltura do prisioneiro político Barrabás quando da opção de troca proposta pelo governo. Então pronunciou a sentença da sua condenação à morte na cruz, depois de declarar-se inocente de seu sangue. De acordo com as leis romanas, foi flagelado e teve que carregar uma cruz até a colina do Calvário, no monte Gólgota. Ali foi crucificado junto com dois malfeitores comuns, no dia 7 de abril (27), dez dias antes de completar 33 anos de idade, segundo cálculos de estudiosos, historiadores e astrónomos.

O ESPAÇO CIVILIZACIONAL GRECO-LATINO À BEIRA DA MUDANÇA





IDEIAS FUNDAMENTAIS

RESUMO
IMPÉRIO ROMANO/JUDEIA: ERA CRISTÃ
CRISE – séculos III- IV
INTERNA: Anarquia militar , Divisão do Império
EXTERNA: Invasões Bárbaras: Anarquia, Decadência económica, Diminuição da população, Ruralização, Retrocesso cultural.
MESSIAS ( O SALVADOR)- CRISTO
BOA-NOVA: Deus único, Igualdade na salvação.
DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Vias de comunicação, Evangelização, Exemplo dos mártires, Ampliação das catacumbas.
313-Edito de Milão (Constantino)
380- Edito de Tessalónica (Teodósio)
INSTITUIÇÂO DA IGREJA CRISTÃ
Perseguida
Aceite: reforça o poder do imperador
Preserva a cultura clássica: Filosofia, Retórica, Direito, Rituais, Arquitectura, Arte, Centralização do poder.

O FIM DO MUNDO ANTIGO

A data tradicionalmente apontada para o fim da Época Clássica é 476, quando termina o Império Romano do Ocidente. No entanto, as épocas históricas não terminam num dia marcado. É preciso ter presente que a civilização , enquanto conjunto de características espirituais e materiais, já havia terminado cerca de um século antes. De acordo com o historiador sueco Carl Grimberg, as novas forças que se impunham sobre o Império Romano conduziram ao seu desmoronamento: estas forças eram o Cristianismo e os bárbaros. O primeiro, apesar da aparência de aliado do Império, minou a essência deste ao sobrepor um mundo extraterreno ao poderoso pragmatismo romano: os segundos já dominavam o império politicamente muito antes da deposição de Rómulo Augústulo. Na verdade, desde 375 que o Império não conseguia conter o avanço dos Germanos.
A decadência da cultura clássica (identificada com a cultura dos gregos e romanos antigos) evidenciou-se, para dar alguns exemplos sintomáticos, na proibição dos Jogos Olímpicos pelo imperador Teodósio (por se tratar de jogos em honra a deuses PAGÃOS) , na proibição de todas as formas de paganismo, de que foi vítima, por exemplo, o famoso oráculo de Apolo, em Delfos, ou ainda no fim da Academia fundada por Platão, em Atenas.
Contudo, a cultura clássica não morreu. “Adormecida”, por vezes em “sono leve”, por vezes”pesado”, ela regressaria em força na Idade Moderna através do período histórico designado por Renascimento.

OS BÁRBAROS NO IMPÉRIO

OS BÁRBAROS NO IMPÉRIO
As tribos germânicas invadiram
 o Império Romano e se fixaram nele,
terminando por destruí-lo em 476.
A norte do Império, entre o mar Báltico e os rios Danúbio, Vístula e Reno, habitava um conjunto de povos bárbaros que os romanos denominaram, genericamente, GERMANOS- (Alamanos, Francos, Borguinhões, Vândalos, Hérulos, Godos(Ostrogodos do Oriente e Visigodos do Ocidente), Suevos, Saxões, Lombardos, entre outros).
A penetração destes bárbaros nas fronteiras do Império aconteceu no século III quer de forma violenta ou de forma pacífica,
No final do século IV o mundo bárbaro entra em turbulência e vindo do Oriente, um povo violento, os HUNOS, leva os bárbaros a entrar no Império Romano do Ocidente.
Face ao perigo iminente , Honório, transfere, em 404, a capital de Roma para Ravena. Todo o Ocidente está em guerra.
Em 410, os Visigodos, sob o comando de Alarico, atacam a Itália e entram em Roma, que pilham. Em 451 uma coligação de Romanos e Visigodos vencem o huno Átila que se intitulava como “o flagelo de Deus”.
Em 476 , o general hérulo ODOACRO depõe o último imperador romano do Ocidente, RÓMULO AUGUSTÚLO.

IGREJA ROMANO CRISTÃ

O Imperador Justiniano e o Seu Séquito
e A Imperatriz Teodora e o Seu Séquito,
 respectivamente, c. 547 d.C.
Mosaicos da Igreja de São Vital, Ravena, Itália.
Igreja Romano-Cristã
Depois da renúncia ao "paganismo" por parte do estado imperial romano em 379, foi promulgado o Édito de Tessalónica a 28 de fevereiro de 380, pelo qual todos os súbditos do imperador de Roma se deveriam "reunir na fé transmitida aos Romanos pelo apóstolo Pedro". Com Teodósio (379-385), a Igreja assume-se como único credo oficial do Império e detentora do primado moral. A Igreja, agora numa relação mais estreita com o Estado, lançava-se na sua organização e consolidação territorial. Desde Constantino, todavia, que aquela nova organização monoteísta, legalmente reconhecida, começara a empreender esforços de gestão das comunidades crescentes de cristãos.
A organização da Igreja romano-cristã partiu da cidade, isto é, da fixação de comunidades cristãs em núcleos urbanos, os quais gradualmente passaram a ser a base da organização eclesiástica, pois muitas cidades se tornaram sedes de bispado - daí o termo , do latim sedes, "cadeira", o mesmo que cathedra, de onde deriva o sinónimo de sé, "catedral". Cada bispo torna-se assim, aclamado pelo povo e confirmado pelos seus congéneres de comunidades próximas, líder da sua comunidade, não apenas espiritual mas também, cada vez mais, temporalmente. Mas os esforços de estruturação da Igreja romano-cristã já tinham começado no século III, um século violento e sangrento, sem dúvida, mas intelectualmente notável no Cristianismo e com comunidades cada vez mais ativas e maiores a exigirem enquadramento e organização eclesiástica.
A partir de começos do século III, surgem os concílios provinciais, isto é, reuniões de bispos de uma região com objetivo de defesa da ortodoxia cristã. O primeiro concílio universal, ou ecuménico, reunindo bispos de todo o Império, foi o de Niceia, em 325, convocado pelo imperador Constantino, importante para a organização da Igreja, pois criou os fundamentos da organização das províncias eclesiásticas, metropolitas, lideradas por arcebispos, das quais as mais antigas, como Antioquia, Alexandria, como também Constantinopla, Jerusalém e a própria Roma passarão a patriarcados. O bispo de Roma, patriarca, primaz da nova Cristandade, só receberá o título de papa a partir do século V. Roma, a mais importante metrópole do Ocidente, ganha o título de Sede Apostólica, primaz do Ocidente, já que no Oriente apenas lhe reconheciam supremacia honorífica e não disciplinar ou em termos de doutrina.
A Igreja após Constantino entrou numa era de expansão, conseguindo interditar o paganismo e passando ela própria a perseguir, de certo modo, os pagãos. Igreja e estado confundem-se cada vez mais, com o segundo a tornar-se um braço secular de apoio à primeira, principalmente na repressão e aniquilamento de heresias e de hereges, como sucedeu com o Arianismo, por exemplo. O Cristianismo tendia a tornar-se num fator de coesão e unidade do Império em desagregação, pelo que as divisões no seio da religião oficial, patentes nas lutas entre a ortodoxia e as heresias (heterodoxia), não poderiam ser toleradas pela tutela imperial. O culto cristão tornou-se público, o que fez com que se erigissem novos templos ou se adaptassem anteriores estruturas, como as basílicas, que agora passam a ter um fim religioso e não apenas administrativo ou judicial. Os cristãos passam a ter uma relação com a realidade político-social maior, participando em atos públicos e até integrando o exército. Também a cristianização dos povos "bárbaros" e do Norte de África, onde surgiriam comunidades cristãs ativas e intelectualmente brilhantes (Hippona, Cartago...), reforçou a autoridade e prestígio da Igreja de Roma, enquanto que as comunidades orientais, de matriz grega (o Ocidente era mais latino...) se destacavam mais no plano teológico, no que foram fermento de muitas heresias, em contrapartida (Arianismo, Monofisismo, Nestorianismo, etc...). No Oriente, vários grupos cristãos não gregos, como os povos siríacos, os Arménios ou os Coptas de África, enveredaram, por exemplo, pela condenada heresia monofisita (Cristo apenas tinha uma natureza, a humana, e não duas, a divina e a humana), o que abalou a unidade da Igreja romano-cristã, minada também pela divisão no Império Romano entre o Oriente e o Ocidente, com duas "capitais", Constantinopla e Roma, respetivamente. As rivalidades entre os patriarcados orientais e destes em relação a Constantinopla, a par do viveiro de heresias e da multiplicação de experiências monástico-eremíticas, tornaram a Igreja Romano-Cristã do Oriente muito mais dividida e em afastamento e confronto face ao Ocidente, palco de polémicas entre a erudita Alexandria e a cosmopolita Constantinopla, por exemplo.
Roma, todavia, gozava da sua antiguidade e estatuto imperial, da sua vetusta urbanidade, a Urbe, caput mundi, apesar de empobrecida, insegura e ameaçada constantemente, além de crescentemente anárquica. Graças ao Cristianismo, a queda do império foi adiada, mas não por muito tempo, já que aquela adveio em 476. Todavia, a Igreja Romano-Cristã não desapareceu, consolidou-se e expandiu-se, não apenas na cristianização dos povos germânicos que pulverizaram o antigo império como também através da expansão do monaquismo no Ocidente. O Império do Oriente prosseguiu a sua marcha de vida, mantendo o respeito por Roma e pela tradição. O estatuto dos papas tal fazia perseverar, insuflando autoridade e organização numa cidade, Roma, caída nas garras dos saques e devastações dos germânicos. A organização episcopal, a construção de inúmeras igrejas, o crescimento das antigas dioceses e o aparecimento de inúmeras novas, o fermento espiritual e intelectual mantiveram o prestígio de Roma, mais afastada das querelas e disputas teológicas que varriam o Oriente
A arte paleocristã
Dá-se o nome de arte paleocristã às expressões artísticas dos primeiros cristãos que decorreram entre o ano 200 e o século VI, correspondendo ao período de expansão do cristianismo, primeiro na clandestinidade e depois, já em liberdade. Essas manifestações artísticas abrangeram uma vasta área geográfica (do Próximo Oriente assírio ao Ocidente europeu) e possuíram grande diversidade regional. Apesar disso, ostentam alguns traços estruturais comuns, como: o uso dos modelos estilísticos da Roma clássica; a assimilação de novos processos técnicos, formais e estéticos oriundos do Oriente; e a subordinação ao espírito e às temáticas do cristianismo.
Na arquitectura, o principal esforço centrou-se na procura de uma tipologia para o templo cristão que pretendia ser, simultaneamente morada de Deus, recinto de culto e local de reunião da comunidade dos fiéis, o que impôs novas exigências construtivas.
As primeiras igrejas construídas obedeceram a dois modelos:
- O de planta centrada, de influência helenística e oriental, com formas circulares, octogonais ou em cruz grega, e coberturas em cúpula e meias cúpulas;
- E o de planta basilical (inspirado nas basílicas romanas), em cruz latina, com três ou cinco naves separadas por arcadas e/ou colunatas e cobertas por tectos em madeira,
Esta ultima foi o modelo mais característico, que se tornou dominante após o século V no Ocidente, influenciando decisivamente toda a evolução artística seguinte, até ao Românico. Baptistérios e mausoléus adoptaram preferencialmente a planta centrada e com cúpulas sobre a sala central. Exteriormente pobres, as primitivas igrejas cristãs animavam-se internamente graças à decoração pictórica, a fresco ou em mosaicos, de belas e vivas cores e sentido pastoral.

O CRISTIANISMO

O Cristianismo
O Cristianismo, com todas as suas variantes rituais e teológicas, é a maior religião a nível mundial, com uma expressiva representação em todos os continentes. Este sistema de crenças e de valores tem como elemento central a figura de Jesus Cristo, a partir do qual emergiram diferentes práticas religiosas.
Os vários credos cristãos discordam no seu entendimento e na sua definição daquilo que distingue Cristo e o torna único, mas todos concordam que a sua vida foi um exemplo a seguir, e que os seus ensinamentos acerca do amor e do companheirismo devem ser as bases das relações entre os homens. Grande parte dos seus ensinamentos tem pontos em comum com os dos rabis judaicos e com a filosofia de Confúcio e de Sócrates.
Para os Cristãos, Jesus Cristo é o supremo pregador e um exemplo moral de vida, mas para muitos destes crentes isso, por si só, não justifica inteiramente o significado do seu trabalho e da sua vida.
As parcas informações históricas acerca de Jesus estão contidas nos Evangelhos do Novo Testamento da Bíblia e nos escritos de Flávio Josefo, um historiador judeu romanizado do século I.
Um dos princípios fundamentais deste credo, que pode ter muitos nomes diferentes, é o conceito de "Pai". Os Cristãos identificam Jesus como "O Filho de Deus". A doutrina cristã, entretanto, evoluiu para uma forma segundo a qual Jesus Cristo, mais do que o filho de Deus, passou a integrar a Trindade absoluta, isto é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não se trata de três entidades distintas, mas antes uma só. Este conceito é um dos princípios básicos do Cristianismo, presente, nomeadamente, no sacramento do baptismo, um acto simbólico pelo qual o crente é ritualmente purificado e perfilha esta religião.
A oração privada foi ensinada por Jesus Cristo, mas este também apelou à oração em comunidade. Desde o tempo do Novo Testamento, o primeiro dia da semana foi o escolhido para a oração comunal. O domingo, o dia da ressurreição do senhor, é o dia de descanso semanal e o dia por excelência de oração, tal como o Sabbath dos Judeus.
A pregação de Jesus Cristo está baseada nos dez mandamentos. Todavia, entre estes, há dois que se destacam dos demais: são eles o amor a Deus e o amor ao próximo, que sintetizam os seus ensinamentos.
A esperança numa vida depois da morte é outro dos elementos basilares deste credo. A Igreja fala nesta esperança na linguagem da ressurreição, uma nova vida de participação na glória da ressurreição de Cristo. Esta crença serve muitas vezes de motivação para tornar a vida na terra mais confortável.
Os dados conhecidos sobre Jesus Cristo e sobre os primórdios do Cristianismo foram-nos legados pelos seus seguidores, e muitas vezes estes relatos subjectivos, sem grande rigor histórico, levantam mais questões do que aquelas a que respondem. No entanto, podem descortinar-se algumas informações sobre Jesus de Nazaré e as primeiras comunidades cristãs.
Sabe-se que a mensagem de Cristo atraiu muitos seguidores que o consideravam como um novo profeta. As suas palavras e acções foram transmitidas às gerações vindouras pelos evangelistas, que narraram a vida de Jesus na terra à luz da experiência identificada pelos cristãos primitivos com o milagre da ressurreição. Muitos dados foram recolhidos da Bíblia Hebraica (basicamente o Pentateuco), chamada pelos Cristãos Antigo Testamento, para construir uma realidade que vieram a conhecer, a do Novo Testamento.
A cidade de Jerusalém foi o centro da primeira comunidade cristã, pelo menos até à destruição da cidade pelos Romanos em 70 d. C., por ordem de Tito, que mandou destruir também o templo. O centro do movimento cristão irradiou então a sua influência a outros núcleos urbanos da Palestina e mesmo para além desta.
O primeiro apelo estava confinado aos Judeus, para quem representava o cumprimento da promessa feita por Deus aos profetas, a Abraão, a Isaac e a Jacob. Já nos primeiros tempos do Cristianismo, a sua posição face ao Judaísmo era de continuidade e de preenchimento, mas também de antítese e de afirmação. A quebra da continuidade entre o Judaísmo e o Cristianismo nunca foi total, porque muitos elementos do judaísmo estão presentes na Bíblia cristã. O próprio Jesus Cristo era judeu, e o Novo Testamento da Bíblia não aparece sozinho; ele é, em grande medida, a continuação do Antigo Testamento dos Judeus.
A cisão entre estes dois credos deu-se com a mudança de membros no final do século II. Num determinado momento, os Cristãos sem raízes judaicas ultrapassaram em número os judeus cristãos. A influência do apóstolo Paulo foi crucial. Paulo nascera judeu, com estatuto de cidadão romano, mas converteu-se ao Cristianismo, vindo a tornar-se um instrumento de transmissão da mensagem de Cristo aos gentios através das suas Epístolas (cartas) direccionadas para as comunidades cristãs.
Paulo merece o título de "primeiro teólogo cristão", e a sua obra terá seguimento no trabalho de muitos teólogos que se basearam nos conceitos apresentados nas suas Epístolas, compiladas no Novo Testamento.
A clarificação da mensagem cristã tornou-se uma necessidade quando começaram a surgir diferentes interpretações sobre os mesmos temas. Estas heresias diziam respeito à pessoa de Cristo. Alguns tentaram proteger a sua divindade pela negação da sua qualidade humana, enquanto outros protegeram a fé monoteísta tornando Cristo menos divino do que Deus.
A Igreja respondeu a estes desvios com a especificação da divindade de Cristo. As conclusões relativas à sua relação com Deus e com a sua humanidade saíram de Concílios reunidos durante os séculos IV e V. Os mais importantes foram o Concílio de Niceia, de 325, e o de Calcedónia, de 451, nos quais foram estabelecidas as doutrinas da Trindade e da dupla natureza de Cristo (divino e humano), e a criação de uma linguagem de teologia filosófica em grego e em latim. O grande mentor da teologia ocidental foi Santo Agostinho de Hipona, o autor de obras como Confissões e Cidade de Deus, obras marcantes do pensamento cristão.
Durante os primeiros tempos do Cristianismo, a relação com o poder instituído não foi muito pacífica, como seria de esperar. Inicialmente era visto como uma seita judaica dentro do Império Romano. Antes da morte do imperador Nero, em 68 d. C., tinha já sido apontada como inimiga do Estado. A hostilidade face aos Cristãos cresceu desde então.
A lealdade dos Cristãos ao seu Senhor, Jesus Cristo, era um ponto incontornável que os romanos não admitiam, pois colidia com a adoração e o culto do imperador como o único "senhor". Os imperadores Trajano e Marco Aurélio, empenhados na unificação e na reforma do império, estão entre alguns dos mais ferozes combatentes desta ameaça. Todavia, não foi o aspecto religioso que alarmou Roma, mas antes o facto desta considerar o Cristianismo uma ameaça à ordem pública.
A perseguição dos primeiros Cristãos levou-os a praticar o seu culto clandestinamente, em lugares afastados dos olhos dos Romanos. A reunião dos crentes era feita maioritariamente em catacumbas ou galerias subterrâneas, onde podiam livremente expressar a sua fé, longe dos perigos do mundo da superfície.
Esta religião cristã teve necessidade de construir espaços onde os crentes pudessem praticar a sua fé. Assim, numa primeira fase, as catacumbas eram os únicos espaços que ofereciam alguma segurança para os fiéis se reunirem em segredo. As catacumbas mais importantes são as de Roma, onde se encontram ainda hoje vestígios de frescos da autoria de artistas modestos, formados nas oficinas romanas, que dão um tratamento inovador à estética pagã.
As formas arquitectónicas da arte paleo-cristã evoluíram a partir de tipologias romanas. Inicialmente, não havia uma arquitectura característica porque o culto era praticado em locais privados. Na arte funerária era diferente, sobretudo para as famílias cristãs que possuíam propriedades fora das cidades, onde escavavam galerias para enterrar os seus mortos, que, ao contrário dos pagãos, não eram cremados. Nestas paredes surgem os primeiros exemplares deste tipo de arte.
A questão da iconografia paleocristã é bastante problemática, pois alguns teólogos cristãos eram adversos à figuração humana, isto é, à representação dos Santos e de Cristo, presente na arte pagã (intransigência que é visível, por exemplo, no Islão, que ainda hoje tal proíbe). Outros, porém, eram defensores deste tipo de temática na iconografia, direccionada para ensinar a religião a uma população maioritariamente analfabeta. Embora tardiamente, esta foi a tendência que triunfou no Ocidente.
A maior evolução desta arte deu-se sobretudo no campo da iconografia, com a constituição de um programa temático para a nova religião. Eram representadas figuras naturalistas, sem grande profundidade nem riqueza de pormenores, com um forte teor pedagógico.
A iconografia paleocristã apresentava temas retirados do Antigo Testamento (o Bom Pastor ou o Orante) aliados a temas do Novo Testamento (Daniel e a cova dos leões, a Última Ceia) e temas clássicos readaptados a esta nova religião (os pássaros que representam a alma, as vindimas como símbolo da Eucaristia, etc). Em finais do século IV, a estas referências veio juntar-se uma forte influência oriental, também patente na arte romana.
Por outro lado, a Cristandade tinha crescido a tal ponto, desde meados do século IV d. C., que ou era totalmente irradicada ou teria que ser aceite. O imperador Diocleciano tentou acabar com o cristianismo, movendo violentas perseguições aos seus seguidores. O imperador Constantino, pelo contrário, aceitou o Cristianismo, convertendo-se ele próprio, e deu origem a um "império" cristão.
Com a conversão do império, a Igreja passou a ocupar um lugar privilegiado na sociedade. A partir deste momento, era mais fácil ser-se cristão do que não sê-lo. Constata-se, então, um fenómeno novo: alguns crentes começaram a sentir que os padrões da conduta cristã tinham baixado. Para estes, o único caminho a seguir era o da vida monástica. Só este tipo de vida rigorosa permitia uma total entrega ao Cristianismo.
Este movimento de entrega teve o seu início nos desertos do Egipto com Santo Antão, o eremita, e propagou-se por diversas partes do império, tendo atingido não só as áreas gregas e latinas, mas também a Ásia, nos séculos IV e V. Estes monges devotavam a sua vida à oração, aos serviços religiosos e ao ascetismo.
Do período bizantino ao período medieval tornaram-se a maior força de cristianização dos não-crentes. Eles eram os grandes teólogos, pedagogos e pregadores. A cristandade dos nossos dias muito deve a estes fervorosos Cristãos, que devotaram a sua vida à religião.

CONCEITOS

IGREJA ROMANO-CRISTÃ: Designação dada à Igreja cristã nos últimos dois séculos do Império Romano, altura em que beneficiou da protecção das autoridades civis e se assumiu, legalmente, como única religião do Império.
ÉPOCA CLÁSSICA: Também designada por Antiguidade clássica, é uma das épocas em que, tradicionalmente, se divide a História. Compreendida entre o século V a. C. (apogeu grego) e o século V d. C. (queda do Império Romano do Ocidente), a Época Clássica identifica-se com as civilizações grega e romana.
CIVILIZAÇÃO: Por vezes identificada por cultura, a noção de civilização incluiu o conjunto de manifestações espirituais e materiais de uma comunidade alargada num determinado tempo histórico, razoavelmente longo. As civilizações são dotadas de características próprias que as distinguem. Sendo o termo muito abrangente, permite-nos, em História, comparar diversas comunidades da mesma época ou de épocas diferentes. É assim que falamos em “civilização egípcia”, “civilização chinesa”, “civilização grega” ou “civilizações clássicas”, por exemplo.

3. O ESPAÇO CIVILIZACIONAL GRECO-LATINO À BEIRA DA MUDANÇA

CONTEXTUALIZAÇÃO
Nascido na Palestina, no seio do povo judeu, o cristianismo espalha-se pelo Império.
A nova fé suscita, a um tempo, adeptos e inimigos. O Estado romano condena-a como subversiva e persegue-a, mas não logra aniquilá-la.
Três séculos depois da morte de Jesus, o cristianismo está prestes a triunfar. A conversão do Imperador Constantino, em 312, dá-lhe um impulso decisivo. As velhas divindades romanas em breve cedem lugar ao novo Deus.
Esta mudança religiosa reflecte-se em todas as esferas da vida: o poder político, as relações sociais, as manifestações artísticas adquirem uma nova feição, adaptando-se, lentamente, à vivência cristã.
Mas os séculos de triunfo do cristianismo são também os do desmoronamento do Império. Minado por uma grave crise interna, ameaçado pela turbulência dos povos bárbaros, o mundo greco-latino está próximo do fim. No horizonte prefigura-se já um tempo novo, uma outra época histórica.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

HEURÍSTICA (CRÍTICA HISTÓRICA)

  Lei Áurea
Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, documentos escritos, jornais, gravações, gravuras, pinturas, fotos, músicas, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos.Não se passa pela vida sem deixar marcas. Um objeto, uma obra, um desenho, uma canção, uma carta, uma hipótese formulada... são traços da passagem do homem. "Todo e qualquer vestígio do passado, de qualquer natureza", define o documento histórico. Quantas vezes, porém, não foi tentada a falsificação de documentos históricos? Heróis fictícios, peças com atribuições alteradas de origem, tempo e uso, informações sem fontes... muitas e tantas danações dos que querem moldar a história aos seus caprichos. Por isso existe uma ciência especial, a Heurística, só para cuidar da verificação e investigação da autenticidade das fontes históricas.


(Na foto, um documento escrito como fonte histórica: a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil em 13 de maio de 1888.)

Sobre fontes e documentos é feita a crítica histórica:
Crítica Objetiva - Verifica o valor extrínseco, externo de um documento; se é original ou apenas uma cópia.
Crítica Subjetiva - Verifica o valor intrínseco, interno, de um documento. É um trabalho especializado, comparativo e investigativo que pode ser realizado com a ajuda das ciências auxiliares da História: Arqueologia (estuda ruínas, objetos antigos); Paleontologia (fósseis); Heráldica (emblemas e brasões); Epigrafia (inscrições lapidares); Numismática (moedas); Genealogia (linhagens familiares); Paleografia (estudo da escrita antiga)...
Crítica histórica
As fontes não são “inocentes” e, por vezes, podem oferecer uma visão deformada da realidade. Assim, devem ser analisadas com cuidado, mediante uma metodologia própria.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CINE HISTÓRIA: IMPERADOR AUGUSTO

Título Original: Imperium: Augustus
Género: Drama Histórico Guerra
Ano de Lançamento: 2003
Duração: 168 min
País de Produção: Alemanha, Itália, Espanha
Diretor(a): Roger Young
Sinopse:
Em 42 a.C., com o império em meio a uma guerra civil. Augustus, quando ainda jovem, ajuda Júlio César a derrotar as tropas de Pompeu em terras espanholas. César honra seu filho adotivo com uma entrada triunfal em Roma e e, seguida o envia à Grécia. Lá, Augustus recebe a notícia do assassinato de Júlio César, o que o leva a retornar a Roma. Em aliança com Marco Antônio, ele conquista o apoio do povo e do poder político e combate os conspiradores. Tem início uma onda de execuções que praticamente extingue a antiga casta dominante.

CINE HISTÓRIA: A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO
Título original: The Fall of the Roman Empire
Realizador: Anthony Mann.
Actores: Sophia Loren, Stephen Boyd, Alec Guinnes, James Mason, Anthony Quayle, Christopher Plummer, John Ireland, Mel Ferrer, Omar Sharif.
Origem: EUA
Ano: 1964
Duração: 172 minutos
O general romano Livius, seguindo os desejos do imperador Marco Aurélio, tenta impor a paz, tanto dentro como fora das fronteiras do império. Quem não está pelos ajustes é o filho do imperador, Commodus.
Um épico que fez sucesso, apesar de algumas imprecisões históricas.

The Fall of The Roman Empire (1964)

CINE HISTÓRIA: CÉSAR

A sua grandeza, a sua glória e o seu amor criaram-lhe milhares de inimigos...
Ainda jovem, Júlio César teve de fugir de Sulla, o malévolo ditador romano, deixando para trás a sua esposa Cornelia e a sua filha Júlia. Anos mais tarde, Sulla morre e o seu general Pompeu torna-se o próximo Cônsul. Júlio César regressa a Roma, mas tragicamente a sua esposa morre pouco depois. Concentrado na sua carreira política, César percebe que apenas pelo poder militar é que alguma coisa pode mudar em Roma. Júlia, agora uma mulher crescida, vem em apoio do pai, casando com Pompeu. Ele tem o poder necessário para dar a César o comando militar que tanto deseja. Pompeu manda César combater os gauleses. Depois de conquistar quase toda a Gália, numa espectacular e monumental batalha, César é declarado inimigo público, a não ser que entregue o seu comando. César recusa e atravessa o Rubicão, certo de que só pode aceitar o poder supremo ou a derrota final. César conquista Roma. A sua política populista e vitórias militares sem precedentes levam-no a ser coroado Imperador. E acaba por encontrar o amor no Egipto, junto de uma das outras grandes líderes da História, Cleópatra. Mas em Roma, alguns homens poderosos consideram César como um tirano, começando a planear a sua morte...

Em Roma, (exatamente nos idos de março de 44 A.C., como tinha sido previsto) César é assassinado, pois os senadores alegam que sua ambição o transformaria em um tirano. Mas Marco Antônio consegue, em um inflamado discurso, reverter a situação e os conspiradores são obrigados a fugir. 
A partir de então dois exércitos são formados, um comandado por Marco Antônio e Otávio e o outro por Cássio e Brutus.

CINE HISTÓRIA: ROMA

A série se passa em 52 a.C., quando o general romano Júlio César derrota seu inimigo Vercingétorix na batalha de Alésia. Seu êxito desequilibra a batalha pelo poder contra o cônsul de Roma, Pompeu, que representa a luta entre o povo, que apoia César, e os patrícios, que apoiam Pompeu. A série trata dessa luta de poderes, na qual César, triunfante tenta transformar a República Romana em um Império. Este objetivo, entretanto, somente será conseguido por seu sobrinho-neto, Otávio Augusto, no ano de 27 a. C.
Para ambientar esta troca histórica, a série se baseia não só naqueles poderosos que promoveram a troca, mas também nas vidas dos legionários, Lúcio Voreno e Tito Pulo, personagens que aparecem no livro V dos Comentários sobre a Guerras Gálica, mas a versão da série não corresponde com a realidade, pois tinham sido centuriões da XI legião.
Roma é uma co-produção da rede de televisão paga estadunidense HBO, da britânica BBC e da italiana RAI, rodada nas proximidades da atual cidade e nos antigos estúdios de Cinecittà, em uma superfície de mais de 20.000 metros quadrados, com a participação de 350 pessoas. Por isso é a série mais cara da história da televisão, com um gasto de cem milhões de dólares.